Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[-]
Donate: pix@brasilfix.com

[-]
Top Poster
Top Posters Semana
no avatar douglasarceno
1
no avatar BrasilFix
1
no avatar Luiz Moraes
1

[-]
Online Staff
Cleyton's profile Cleyton
Kuatvas's profile Kuatvas

Gigabyte GA-B85M-D3PH - curto na linha de 3v
#1
Olá galera, estou com uma placa mãe GA-B85M-D3PH da Gigabyte em bancada, estou tentando conserto. Bom a mesma desarma a fonte ao conectar na tomada, já fiz testes com outra fonte, mesmo problema, testei as fontes em outro aparelho e funcionou tranquilo, me deixando a opção de curto na placa mãe.
 Pois bem, baixei o esquema elétrico da mesma e comecei a procurar alguma coisa que me desse uma direção, comecei a procurar na escala de beep, descobri um possível curto em uma fonte reguladora "L1085DG"  responsável pela tensão primária de 3v da placa (deixei a foto do componente em anexo abaixo para visualizarem o componente e aplicação).
 Já tirei alguns capacitores que apresentam curto, mesmo tirando componente, nada do curto sumir. Precisava de alguma ajuda, se alguém já pegou alguma coisa parecida com essa placa ou em alguma placa equivalente, qualquer coisa fico a disposição. 

   
Citar
#2
Boa tarde...

Caso vc tenha uma fonte de bancada ajustável, poderia:

- Remover o componente L1085DG da placa
- Injetar uma tensão de 1V na linha de VCC de 3V (Pino 2/TAB).
- Verificar qual componente esquenta
- OBS.: Manter a corrente inicial em um valor baixo, e ir aumentando gradualmente. 
- OBS2.: Provavelmente esta linha alimenta o SIO e a PCH, então certifique-se de realmente ser um curto, e não apenas uma resistência muito baixa.

   
----------------------------------------------------------------------------
Considere fazer uma doação para manter este fórum online.
CHAVE PIX: brasilfix@BrasilFix.com
----------------------------------------------------------------------------
Citar
#3
(14-06-2023, 17:44)BrasilFix Wrote: Boa tarde...

Caso vc tenha uma fonte de bancada ajustável, poderia:

- Remover o componente L1085DG da placa
- Injetar uma tensão de 1V na linha de VCC de 3V (Pino 2/TAB).
- Verificar qual componente esquenta
- OBS.: Manter a corrente inicial em um valor baixo, e ir aumentando gradualmente. 
- OBS2.: Provavelmente esta linha alimenta o SIO e a PCH, então certifique-se de realmente ser um curto, e não apenas uma resistência muito baixa.

Bom dia... Fiquei sem acesso ao blog, perdão pela demora ao responder.

Não consegui fazer o teste ainda, pois deixei essa placa de lado por ter uma demanda considerável, irei seguir a sua linha de raciocínio e verificar se algum componente irá esquentar, muito obrigado pelas dicas, eu volto á escrever quando terminar os testes.
Citar
« Anterior | Próximo »




Usuários Online neste Tópico: 2 Visitante(s)