Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[-]
Donate: pix@brasilfix.com

[-]
Top Poster
Top Posters Semana
no avatar douglasarceno
1
no avatar BrasilFix
1
no avatar Luiz Moraes
1

[-]
Online Staff
Cleyton's profile Cleyton
Kuatvas's profile Kuatvas

[EM ANÁLISE] Fonte Corsair TX650W desarmando com carga.
#1
Olá,

Estou com uma fonte de PC da marcar Corsair, modelo TX650W que não está funcionando corretamente.

Em Stand-by temos o +5VUSB.

Ao ligar o power ON, a tensão do secundário subia, e logo caia. a tensão no PFC, chegava a 380V, mas logo caia para 311V (rede aqui é 220VAC).

Bom, parecia ser algo relacionado ao CI da fonte PFC. removi a placa do PFC, troquei um capacitor eletrolitico.
Ressoldei alguns pontos que achei suspeitos.
fiz novo teste, e ligou. opa, pensei, era o danado do capacitor. Quando conectei o ventilador, e depois liguei novamente, não ligou mais.

Bom, como o cliente falou que estava sem uso, fazia uns 2 anos, resolvi trocar todos os capacitores eletroliticos, exceto o da fonte PFC.

novos testes, ligando a fonte sem o ventilador, ela parte e temos as tensões na saída.
coloquei carga nos 12V, ela não desarma. nos 5V, tbm não desarma, porem, tem uma pequena queda, vai para 4,97V aprox com carga de 800mA.
ai colocando carga na linha dos 3V3 ela desarma. ou se ligar o ventilador. (testei o ventilador direto na fonte de bancada. OK)

troquei todos os optos, nada... troque todos os TL431 ( tem 5), nada.
Troquei todos os diodos 1N4148 SMD. e continua na mesma.

Fiquei sem ideias do que pode estar errado nessa fonte. nunca vi algo assim.

Alguém já consertou alguma dessas fontes, e possa ajudar?

Obrigado,
Fábio


Attached Files Thumbnail(s)
           
Citar
#2
@bismith

Eu confesso que depois de todos estes procedimentos que já foram feitos por vc me faltam ideias do que mais pode ser. 

Talvez algum divisor resistivo com algum resistor de valor alterado. 

Minha experiência com fontes do modelo Corsair CX430 (modelo diferente do que a deste tópico) sempre giram em torno da troca dos capacitores e substituição do Controlador PWM /PFC, principalmente nos casos de Power Good ausente ou com delay muito alto. 

Te desejo toda sorte e sucesso...
----------------------------------------------------------------------------
Considere fazer uma doação para manter este fórum online.
CHAVE PIX: brasilfix@BrasilFix.com
----------------------------------------------------------------------------
Citar
#3
Rapaz tambem estou com uma fonte dessas so muda a potencia 850w mas a arquitetura e a mesma. Fiz todos os procedimento referente a linha de feeback de tensão menos o Ci pwm 229 que não substitui. Troquei os 5 TL  e a mesma ficou liga por um tempo mas logo retornando o defeito. E fica nessa vida , que quando exigida carga desliga
Citar
« Anterior | Próximo »




Usuários Online neste Tópico: 1 Visitante(s)