Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[-]
Donate: pix@brasilfix.com

[-]
Top Poster
Top Posters Semana
no avatar douglasarceno
1
no avatar BrasilFix
1
no avatar Luiz Moraes
1

[-]
Online Staff
Cleyton's profile Cleyton
Kuatvas's profile Kuatvas

[EM ANÁLISE] Ajuda Para Encontrar Componentes Escondidos
#1
Galera, estou precisando que me ajudem a encontrar componentes que estão escondidos. Estou com um computador antigo, que funciona com memória DDR-2, esse computador está funcionando perfeitamente com todos sensores, o cooler gira forte e para, 

Acabei decidindo consertar os componentes que estão danificados, baixei o esquema da placa, e me deparei com vários problemas:
 
1 - Há componentes na frente e no verso da placa (até aí tudo bem);
2 - Os componentes do circuito CPU FAN CONTROL se encontram espalhados entre uma face e outra da placa (que problema! mas tudo bem),
3 - Fui testando a trilha de todos os componentes que estavam no esquema e que eu ia encontrando na placa-mãe;
4 - Me deparo com alguns componentes faltando (e tome tempo na análise);
5 - Resolvi seguir algumas trilhas de componentes associados que estavam próximo aos que eu não encontrava;
6 - Uma das trilhas me levou para baixo de uma memória RAM, saquei a memória RAM e vi que não havia componentes abaixo da memória em que a trilha levava, porém, descendo mais um pouco, vi na serigrafia da placa um setor que tinha a letra E marcada, para minha surpresa esse setor indicava o restante dos componentes, porém, esses componentes sumiram, sim! sumiram, não consigo encontrá-los. Embora encontrei a letra E novamente na placa, indicando o setor, não consigo identificar os componentes, alguém pode me ajudar?
 
O esquemático da placa poderá ser encontrado clicando aqui;
Na imagem do PDF, na página 23 (no campo CPU FAN CONTROL), eu risquei de amarelo os componentes que não encontrei, e de verde com o nome OK o que foi encontrado na placa. O sinal (FAN_SPD#) que risquei de laranja é o que quero saber se há contato, eu estava desconfiando de defeito na bobina B54 com algum problema. O sinal (FAN_CTRL0) existe contato com o terminal 6 do amplificador operacional (assim como no esquema). Veja abaixo:

   

A segunda imagem que envio, é a da serigrafia indicando que esses componentes existem. Veja abaixo:

   

E a terceira, é a que o E é encontrado ao lado da marcação da serigrafia. Veja abaixo:

   

Me ajudem!!!
Citar
#2
Bom dia @pedrotscom

Todos os componentes circulados em amarelo (exceto o C511) não estarão na placa por um simples motivo

Observe que eles possuem um @rroba antes de sua descrição, isto indica que nesta versão o componente foi removido

Esta revisão 0.1 é a quarta versão, ou seja, estes componentes poderiam existir na versão Rev.A, etc... Conforme imagem que anexo abaixo. 

   



Em relação ao defeito supracitado, em que o cooler gira fortemente e depois para, existem alguns modelos de notebook que o comportamento é este mesmo. 
Inicia-se um giro de teste parta verificar o RPM (Rotações por minuto), e só tornará a girar quando o processador atingir certa temperatura. 

Tente estressar a placa com algum benckmarck (AIDA / WINSTRESS) e veja se o cooler não torna a girar quando houver um alto processamento, ou se a maquina desliga por aquecimento. 

Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte...
----------------------------------------------------------------------------
Considere fazer uma doação para manter este fórum online.
CHAVE PIX: brasilfix@BrasilFix.com
----------------------------------------------------------------------------
Citar
#3
(23-06-2023, 10:32)BrasilFix Wrote: Bom dia @pedrotscom

Todos os componentes circulados em amarelo (exceto o C511) não estarão na placa por um simples motivo

Observe que eles possuem um @rroba antes de sua descrição, isto indica que nesta versão o componente foi removido

Esta revisão 0.1 é a quarta versão, ou seja, estes componentes poderiam existir na versão Rev.A, etc... Conforme imagem que anexo abaixo. 





Em relação ao defeito supracitado, em que o cooler gira fortemente e depois para, existem alguns modelos de notebook que o comportamento é este mesmo. 
Inicia-se um giro de teste parta verificar o RPM (Rotações por minuto), e só tornará a girar quando o processador atingir certa temperatura. 

Tente estressar a placa com algum benckmarck (AIDA / WINSTRESS) e veja se o cooler não torna a girar quando houver um alto processamento, ou se a maquina desliga por aquecimento. 

Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte...

Primeiramente obrigado por ter dado atenção ao meu tópico e pela sua dica amigo, isso vai me ajudar bastante. Este notebook não gira o cooler depois que gira a primeira vez, infelizmente é um erro estranho, eu dei uma olhada no modelo da placa e vejo que ela é a REV: 02 6L

   

Fiquei deitado ontem na cama, descansei um pouco e vi que simplesmente havia uma região que batia com a descrição da tabela na placa, ou seja, encontrei os componentes da placa, realmente alguns componentes são faltantes, veja:

   

Agora veja os componentes destacados:

   
Citar
« Anterior | Próximo »




Usuários Online neste Tópico: 1 Visitante(s)